4 de abr de 2013

Escala Pentatônica menor 7 (Shapes e Padrões)

Hoje temos um pouco sobre a escala pentatônica m7. É uma escala formada por 5 notas (T  3b  4  5  7), daí o nome pentatônica. Seguramente quando você comece a pratica-la, virá em sua cabeça o som de algum solo que conheça, isso porque esta escala (em qualquer tonalidade) é muito usada em diversos gêneros musicais, como Rock, Metal, Blues etc…

Temos abaixo um exemplo com as 5 posições da pentatônica de Gm7. As notas com destaque na cor vermelha são as tônicas da escala e o restante as demais notas que formam a escala, que estão representadas por cifras. (C= dó, D=ré, E=mi, F=fá, G=sol, A=lá, B=si)

Pentatonica Gm7
É muito importante te-la em mãos tanto na ascendente como na descendente (do grave para o agudo e do agudo para o grave) e tentar sempre de forma consciente. Tente também praticar com o auxílio de um metrônomo, tocando 1, 2 ou 4 notas (semínima, colcheia e semi-colcheia) por beat.

Repare agora no próximo exemplo (Em7) que os shapes (formatos) da escala continuam os mesmos e o que muda é a posição dos shapes no braço da guitarra !!!
Pentatonica Em7

Outro estudo que além de interessante é muito importante é associar os shapes das escalas com shapes de acordes e te-los na mão na mesma região do braço da guitarra em todas tonalidades. Esta escala pode ser associada à vários tipos de acordes: Maior, menor, maior com sétima maior (Maj7), maior com sétima menor (M7), menor com sétima menor (m7), meio diminuto (m7b5), maior com sexta, (M6), menor com sexta (m6) e uma infinidade de outros acordes ! Futuramente escreverei sobre este assunto !

Depois de estar com os shapes na mão é hora de treinar alguns padrões sobre a escala, que são nada menos que maneiras de tocar as escalas. Existem diversos padrões mas aqui deixarei 3 exemplos na Pentatônica de Gm7. Aplique os padrões em todos os shapes da escala. 

O primeiro exemplo é um padrão bastante conhecido e usado por Ace Frehley (Kiss) no solo da música "Love Gun", só que em outra tonalidade.

Padrao penta 1

Segundo exemplo.

Padrao penta 2

terceiro exemplo.

Padrao penta 3

 Bons estudos !!!