10 de abr de 2013

Tríades “Fechadas” e “Abertas” (Teoria e Prática)

Tríade é a combinação de 3 notas, sendo elas a tônica seguida pelos intervalos de 3ª e 5ª. Estes intervalos podem ser maiores ou menores gerando assim 4 tipos diferentes de tríades, que são: Tríade Maior, tríade menor, tríade diminuta e tríade aumentada.

A tríade Maior é derivada da T, 3ª e 5ª da escala maior. Já a tríade menor é derivada da T, 3ª e 5ª da escala menor natural (a escala menor natural é a própria escala maior só que partindo do 6º grau ). Na prática, basta diminuir em 1/2 tom a 3ª da tríade maior para encontrarmos a tríade menor. Diminuindo em 1/2 tom apenas a 5ª da tríade menor encontraremos a tríade diminuta. Temos ainda a tríade aumentada, que possui a formação igual à tríade maior, com exceção da 5ª que é elevada em 1/2 tom (5ªJ passa a ser 5ª#).

Resumo

Tríade Maior = T 3 5 (Tônica / 3ª Maior / 5ª Justa) Ex. de cifragem: C

Tríade Menor = T 3b 5 (Tônica / 3ª Menor / 5ª Justa) Ex. de cifragem: Cm

Tríade Diminuta = T 3b 5b (Tônica / 3ª Menor / 5ª diminuta) Ex. de cifragem: Cm5b, Cº ou Cdim

Tríade Aumentada = T 3 5# (Tônica / 3ª Maior / 5ª Aumentada) Ex. de cifragem: C5#, C+ ou Caum


Vale ressaltar que uma tríade pode ter qualquer uma de suas notas repetidas, podem ter a ordem (T 3ª 5ª) modificada (veremos mais a frente nas inversões) e podem aparecer na forma de acordes (simultaneamente) ou arpejos (consecutivamente).

Inversões de Tríades

Quando a nota mais grave de um acorde for a tônica dizemos que o acorde encontra-se na posição fundamental (T 3ª 5ª ou T 5ª 3ª). Quando a nota mais grave não for a tônica, podemos dizer que o acorde esta invertido (3ª 5ª T / 3ª T 5ª / 5ª T 3ª ou 5ª 3ª T).

inversões triades

Na prática é possível “montar” as tríades em posições fechadas ou abertas. Veremos primeiro como ficam as posições fechadas.
Tríades Maiores.
inversoes triades maiores

Tríades Menores.
inversoes triades menores

Tríades Diminutas.
inversoes triades dinimutas

Tríades Aumentadas.
inversoes triades aumentadas

Agora vejamos as tríades abertas, que “funcionam” muito bem melodicamente. Mozart Mello e Allan Holdsworth são músicos que utilizam bastante estas posições de tríades.

Tríades Maiores.
triades abertas Maiores

Tríades Menores.
triades abertas menores

Tríades Diminutas.
triades abertas diminutas

Tríades Aumentadas.
triades abertas aumentadas

Bons estudos !!!