17 de mai de 2013

A Primeira guitarra elétrica de 7 cordas da história

Em 1938 um prestigioso guitarrista de Jazz chamado George Van Eps se mudou para a Califórnia. Aproveitou então para ir à fabrica da Epiphone pedir que colocassem uma sétima corda em sua guitarra (uma  Epiphone Masterbilt Deluxe), com o intuito conseguir maior versatilidade e criação de “Bass Lines” mais elaboradas.

George Van Eps é desde então considerado o “pai” da guitarra elétrica de 7 cordas. Curiosamente, Van Eps afinava a sétima corda em Lá e não em Si como se usa na atualidade.

Van Eps, "pai" da guitarra elétrica de 7 cordas

Durante muito tempo ninguém soube desta simples modificação, pois não foram feitas publicidades e nem houve uma especial demanda por estes modelos, além dos fabricantes apresentarem receio em fazer maiores investimentos.

Em 1968 George Van eps chega a um acordo para ser Endorser da Gretsch Guitars e assim começam a produzir o que seria a primeira guitarra eletrica de 7 cordas fabricadas em série. Esta guitarra foi colocada à venda na época à 650 Dólares e foi utilizada por outros grandes guitarristas do Jazz como Lenny Breau, John Pizzarelli e Ron Eschete.

Gretsch George Van Eps Signature

Van Eps detonando com sua guitarra de 7 cordas !!!


Até a Proxima !!!