31 de mai de 2013

Arpejos Tétrades (M7M, M7M#5, M7, M7#5, m7, m7M, m7b5)

Como já foi dito aqui no blog, qualquer acorde na qual suas notas forem tocadas sucessivamente (na forma melódica), chamamos de arpejo (termo original em italiano, Arpeggio ). Supõe-se que este nome seja em referência a maneira de tocar da Arpa, por isso Arpejo.

Arpejos M7M
 

Arpejos M7
 Arpejos m7
 Arpejos m7b5
Arpejos m7M

Estes arpejos são associados ao primeiro grau da escala menor harmônica (Eólio 7M) e ao primeiro grau da escala menor melódica (Dórico 7M). 
Arpejos Aum (M7M#5 e M7#5)

Para conseguir estes tipos de arpejos basta adicionar os intervalos de 7ª ou 7ªM nos arpejos tríades aumentados abaixo.
Superposição de acordes / arpejos
Consiste em tocar um acorde sobre outro, conseguindo tensões e/ou adições como resultado.
Veja:
C E G B = C7M
   E G B D = Em7
A tríade de Em está contida no acorde de C7M. A nota D (7ª de E) representa a 9ª de C. Então concluímos que Em7 sobre C7M = C7M9.
Acorde
Superposição
Resultado
C7M
Em7
C7M(9)
C7M
G7M
C7M(9,#11)
C7M
Am7
C7M9(6)
C7M
Bm7
C7M(6,9,#11)
C7M
D7
C7M(6,9#,11)

Veremos agora o mesmo raciocínio mas para outros tipos de tétrades.
Acorde
Superposição
Resultado
C7
Cm7
C7(#9)
C7
C7(#9,#11,13)
C7
C7(b9)
C7
Em7b5
C7(9)
C7
Dbm7M
C7(b9,b13)
C7
D7
C7(9,#11,13)

Sobre acorde m7
Acorde
Superposição
Resultado
Cm7
Eb7M
C7M(9)
Cm7
Gm7
C7M(9,#11)
Cm7
Dm7
C7M9(6)
Cm7
Bb7M
C7M(6,9,#11)
Cm7
F7
C7M(6,9#,11)
Cm7
Am7b5


Sobre acorde m7b5
Acorde
Superposição
Resultado
Cm7b5
Ebm7M
Cm7(b5,9)
Cm7b5
Ab7
Cm7(b5,13)
Cm7b5
Fm7
Cm79(b5,11,b13)
Cm7b5
Dm7b5
Cm7(b5,9,11,b13)
Cm7b5
Bb7
Cm7(b5,9,11,b13)

Bons estudos !!!