13 de mai de 2013

Escala Pentatônica Maior 7 (Formação, Shapes e Licks)

A escala Pentatônica Maior com sétima (M7) é formada pelos seguintes intervalos: T 3 4 5 7. Estes intervalos nos possibilitam formar vários acordes: C, C7, C711, Csus4 entre outros.

Apresenta basicamente a mesma formação da Penta m7, mas com a troca da 3ªb pela 3ª. Veja a comparação dos intervalos entre as duas escalas:

Penta m7: T 3b 4 5 7

Penta M7: T 3 4 5 7

Pode ser aplicada em diversos estilos musicais, como Rock, Jazz, Blues e etc…vale lembrar que não é a escala que faz o estilo musical e sim a maneira de toca-la !!! Muitos alunos me perguntam sobre escalas de Jazz, escalas de Rock e isso é um engano !!! Existem sim escalas/sonoridades que são mais comuns em determinados gêneros musicais mas a diferença está na maneira de tocar…

A escala Pentatônica M7 é associada ao 5º grau do campo harmônico maior (modo Mixolídio) e com o 5º grau do campo menor harmônico (Mixolídio 6b 9b conhecido popularmente como “Frígio maior”). Pode-se também executar frases com esta escala sobre acordes M7M do mesmo campo, preparando para uma resolução. Esta é apenas uma dentre varias opções possíveis.

Ex.: Frases com a penta de D7 sobre o acorde de G7M.

Algo muito interessante que pode ser feito na hora de executar frases com esta escala é utilizar duas 3ªs (preferencialmente da 3ª menor para a 3ª maior - ascendente). Colocarei exemplos nos Licks para estudo.

Shapes da escala Pentatônica M7. Ex. em C7.
Pentatonica C7

Licks/ ideias sobre a penta M7. Ex. em C7.

Frases Penta C7

Repare que as frases acima foram criadas utilizando as duas 3ªs (3b e 3) gerando assim uma sonoridade “Bluesy”.

Passe para outras tonalidades e crie suas próprias frases, tentando "arquiva-las" por região !!!

Bons estudos !!!