8 de mai de 2013

Modos Gregos (Teoria, Acordes, Escalas e Licks)

Para ser bem direto, cada modo é apenas uma inversão de uma determinada escala maior, mas que geram sonoridades diferentes. Tomaremos como exemplo a escala de C maior e seus graus. (Duvidas sobre a escala maior clique aqui).

O 1º grau da escala maior, tratando-se de modos, é chamado de modo Jônio.

C D E F G A B (T 2 3 4 5 6 7M)


modo jonio


A mesma escala porém tocada à partir do 2º grau gera o modo Dórico.

D E F G A B C (T 2 3b 4 5 6 7)


modo dorico


Note que a relação intervalar entre as notas mudou.

Partindo do 3º grau da mesma escala temos o modo Frígio.

E F G A B C D (T 2b 3b 4 5 6b 7)


modo frigio


Partindo do 4º grau da mesma escala temos o modo Lídio.

F G A B C D E (T 2 3 4# 5 6 7M)

modo lidio

Partindo do 5º grau da mesma escala temos o modo Mixolídio.

G A B C D E F (T 2 3 4 5 6 7)

Repare que tratando-se da relação intervalar, a única diferença para o modo Jônio é a sétima.

modo mixolidio

Partindo do 6º grau obtemos o modo Eólio.

A B C D E F G (T 2 3b 4 5 6b 7)

modo eolio

E finalmente partindo 7º grau da escala temos o modo Lócrio.

B C D E F G A (T 2b 3b 4 5b 6b 7)

modo locrio

Agora vamos analisar cada modo isoladamente.

Modo Jônio

Intervalos: T 2/9 3 4/11 5 6/13 7M

Nota a ser evitada (avoid note) 4/11

Nota característica (característica modal) 7M

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: C, C7M, C7M9, C6, C69, C7M13…

Shapes da escala ex. em C Jônio

Escala Maior C

Caged de acordes M7M ex.: C7M
CAGED Cmaj7

Soluções de improvisação

Para o modo Jônio uma boa opção para improvisação é utilizar além do arpejo do 1º grau, utilizar os arpejos do 3º, 5º e 6º graus do campo harmônico (superposição). 

Ex em C : C7M, Em7, G7 (cuidado com a nota F, que é 7ª de G, mas 4/11 (avoid) de C) e Am7.

As pentatônicas do 3ª e 6º graus do campo harmônico também são boas opções. ex.: C: penta Em7 e penta Am7.

Resumo de aplicação (campo harmônico):


C7M
Dm7
Em7
F7M
G7
Am7
Bm7b5
escala maior
--
penta
--
--
penta
--
arpejo
--
arpejo
--
arpejo tríade
arpejo
--

Licks/ ideias para C Jônio

Frases jonio

Modo Dórico

T 2/9 3b 4/11 5 6/13 7

Nota a ser evitada (avoid note): não tem

Nota característica (característica modal): 6/13

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: Cm, Cm7, Cm79, Cm6, Cm69, Cm713, Csus4…

Shapes da escala ex. em C Dórico (Bb Maior).
escala c dorico

Caged de acordes m7. ex.: Cm7
CAGED minor7

Soluções de improvisação

Para o modo Dórico temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico. Por esse modo não apresentar nota a ser evitada as possibilidades aumentam.

As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: Cm7: penta Cm7, penta Dm7 e penta Gm7.

Resumo de aplicação (campo harmônico):

Bb7M
Cm7
Dm7
Eb7M
F7
Gm7
Am7b5
escala maior
penta
penta
--
--
penta
--
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo

Licks/ ideias para C Dórico.

Frases Dorico

Modo Frígio

T 2b/9b 3b 4/11 5 6b/13b 7

Nota a ser evitada (avoid note): 6b

Nota característica (característica modal): 9b

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: Cm, Cm7, Cm9b, Cm6b, Csus49b, Cm713b…

Shapes da escala ex. em C Frígio (Ab Maior).
Escala C Frigio

Caged Frígio (sus49b). ex.: Csus49b
Caged Frigio

Soluções de improvisação

Para o modo Frígio temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico, mas é preciso prestar atenção com as notas de resolução !!!

As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: Cm7: penta Cm7, penta Dm7 e penta Bbm7. A penta do 2º grau do campo harmônico é “boa pedida” !!!

Resumo de aplicação (campo harmônico):


Ab7M
Bbm7
Cm7
Db7M
Eb7
Fm7
Gm7b5
escala maior
penta
penta
--
--
penta
--
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo

Licks/ ideias para C Frígio.

Frases Frigio

Modo Lídio

T 2/9 3 4#/11# 5 6/13 7M

Nota a ser evitada (avoid note): não tem, mas na hora de montar acordes com a 4# é sempre indicado substituí-la pela 5J.

Nota característica (característica modal): 4#/11#

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: C, C7M, C7M9, C6, C69, C6911#, C7M13, C7M11#…

Shapes da escala ex. em C Lídio (G Maior).
Escala C Lidio

Caged Lídio (M7M11#). ex.: C7M11#
CAGED C lidio

Soluções de improvisação

Para o modo Lídio temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico. Por esse modo não apresentar nota a ser evitada as possibilidades aumentam.

As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: C7M: penta Am7, penta Bm7 e penta Am7. Podemos destacar a penta do 2º grau, que gera um efeito Lídio.

Resumo de aplicação (campo harmônico):


G7M
Am7
Bm7
C7M
D7
Em7
F#m7b5
escala maior
penta
penta
--
--
penta
--
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo

Licks/ ideias para C Lídio.

Frases Lidio

Modo Mixolídio

T 2/9 3 4/11 5 6/13 7

Nota a ser evitada (avoid note): não tem

Nota característica (característica modal): Trítono

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes: C, C7, C79, C6, C69, C713, Csus4…

Shapes da escala ex. em C mixolídio (F Maior).
Escala C Mixo

Caged acordes M7. ex.: C7
CAGED M7

Caged acordes M79, Sus4, M713,

Soluções de improvisação

Para o modo Mixolídio existem excelentes opções de improvisação e uma delas é tocar o modo Dórico de mesmo tom sobre o Modo Mixolídio. 

Ex.: Sobre um C7 podemos tocar frases C Dórico gerando um efeito Blues. Este tipo de aplicação é chamado de “modos sobre modos”. 

Eu costumo aplicar esta maneira de tocar em praticamente todos os acordes…mas com uma visão mais detalhada, que postarei futuramente. Só para exemplificar, utilizo constantemente a chamada “intenção menor”, onde executo frases de tonalidade menor sobre qualquer tipo de acorde. 

Sobre um acorde de C7 executo frases em Cm7, sobre um acorde de Gm7b5 executo frases em Bbm7, sobre um acorde de F7M executo frases em Dm713, fazendo assim com que esse F7M soe Lídio…e sempre adicionando aproximações cromáticas, enriquecendo ainda mais o fraseado !!! Mas isso é assunto para uma futura postagem !!!

Voltando ao Mixolídio…Para este modo temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico. Por esse modo não apresentar nota a ser evitada as possibilidades aumentam.

As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: C7: penta Gm7, penta Am7 e penta Dm7. Outra interessante opção é tocar a pentatônica menor do Modo mixolídio, gerando assim um efeito “Blues”. 

Ex.: Sobre um C7 podemos tocar a penta de Cm7.

Resumo de aplicação (campo harmônico):

F7M
Gm7
Am7
Bb7M
C7
Dm7
Em7b5
escala maior
penta
penta
--
penta m7
penta
--
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo

Licks/ ideias para C Mixolídio.

Frases Mixolidio

Modo Eólio

Modo Eólio é  também conhecido com escala menor natural ou relativa menor.

T 2/9 3b 4/11 5 6b/13b 7

Nota a ser evitada (avoid note): 6b

Nota característica (característica modal): 6b

Note que a nota a Avoid Note e a nota característica é a mesma !!! Permitindo a aplicação dela no contexto mas exige cuidado nas resoluções de frases.

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes. Ex.: Cm, Cm7, Cm79, Cm6b, Csus4, Cm713b…

Shapes da escala ex. em C Eólio (Eb Maior).
Escala C Eolio

Caged m7. ex.: Cm7
CAGED minor7

Soluções de improvisação

Para o modo Eólio temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico, mas é preciso prestar atenção com as notas de resolução !!!

As pentatônicas do 2º, 3ª e 6º graus do campo harmônico são boas opções. ex.: Cm7: penta Fm7, penta Gm7 e penta Cm7.

Resumo de aplicação (campo harmônico):


Eb7M
Fm7
Gm7
Ab7M
Bb7
Cm7
Dm7b5
escala maior
penta
penta
--
--
penta
--
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo
arpejo

Licks/ ideias para C Eólio.

Frases Eolio

Modo Lócrio

T 2b/9b 3b 4/11 5b 6b/13b 7

Nota a ser evitada (avoid note): 6b

Nota característica (característica modal): 5b

Os intervalos deste modo possibilitam varias opções de acordes. Ex.: Cº, Cm7b5, Cm7b5b9, Cm7b511…

Shapes da escala ex. em C Lócrio (Db Maior).




Caged de acordes m7b5. Ex.: Cm7b5
CAGED m7b5

Para o modo Lócrio temos boas opções para improvisação utilizando arpejos do campo harmônico, mas é preciso prestar atenção com as notas de resolução !!!

A pentatônica do 2º grau do campo harmônico é a única opção. ex.: Cm7b5: penta Ebm7.

Resumo de aplicação (campo harmônico):


Db7M
Ebm7
Fm7
Gb7M
Ab7
Bbm7
Cm7b5
escala maior
penta
--
--
--
--
--
--
arpejo
arpejo
--
arpejo
--
arpejo

Licks/ ideias para C Lócrio utilize licks Dórico (Eb Dórico) e Mixolídio (Ab Mixolídio).


Espero ter ajudado !!! Studiare Sempre !!!