19 de jul de 2013

A invenção do "Tapping"

Há pouco tempo apareceu na Internet um vídeo interessante, que mostra um músico italiano chamado Vittorio Camardese, em 1965 executando Tappings no violão com uma técnica arrasadora (principalmente para a época).

Vittorio Camardese executando Tappings no violão em 1965


O vídeo acima, intitulado "Van Halen did NOT invent Tapping" (Van Halen NÃO inventou o Tapping) causou muita discussão, já que Van Halen sempre levou os créditos de ter inventado esta técnica, mesmo admitindo não ser o autor da técnica.

Eddie Van Halen executando Tappings


Muitos dizem que Stanley Jordan já executava Tappings muito antes de Van Halen. Embora Jordan tenha lançado seu primeiro disco 4 anos depois do primeiro disco de Van Halen, conta-se que Jordan já "perambulava" a muito tempo pelas ruas e bares executando com maestria técnica que o consagrou (curiosamente Jordan também é pianista).

Stanley Jordan e sua exuberante  técnica


Posteriormente, guitarristas de Jazz como Emmet Chapman e George Van Eps comentaram que já utilizavam Tappings muito antes de Stanley Jordan ou Eddie Van Halen, mais precisamente em meados dos anos 60.

 Emmet Chapman

George Van Eps

É possivel ainda encontrar videos mais antigos, como o de Roy Smeck executando Tappings em seu Ukelele em 1932 !!!

Roy Smeck com seu Ukulele


Infelizmente não existem gravações, mas relatos contam que o gênio italiano das cordas Niccolo Paganini já executava Tappings em seu violino em 1828.

O gênio das cordas Niccolo Paganini 

Fica claro que Van Halen e Stanley Jordan colaboraram muito na popularização de uma técnica que com certeza é muito mais antiga do que se imagina !!!

Até a próxima !!!