10 de dez de 2013

Jim Hall - Lenda da guitarra morre aos 83 anos

Um dos mais renomados guitarristas de Jazz da história, faleceu nesta manhã enquanto dormia. Possuidor de uma sonoridade sutil, imaginativa, expressiva e muito avançada harmonicamente, Jim Hall era a referência máxima da guitarra Jazz atual.


Breve histórico

James Stanlay Hall, nasceu dia 4 de dezembro de 1930 em Buffalo, NY, EUA. Jim Hall, como era conhecido, ganhou de sua mãe uma guitarra como presente de natal, quando tinha apenas 10 anos de idade. Foi influenciado por seu tio, que tocava e cantava musica Country, que mais tarde o fez conhecer grandes nomes do Jazz da época como Charlie Christian, Art Tatum e Jimmie Lunceford.

Aos 16 anos mudou-se com sua família para Cleveland, Ohio, onde concluiu seu estudos formais na Cleveland Institute of Music. No começo dos anos 50 tornou-se membro do Chico Hamilton Quintet, onde deu seus primeiros passos profissionais. Mais tarde formou parte do lendário grupo de Jimmy Giuffre, cuja o som "Cool", introspectivo e avançado caracterizaria o próprio Jim. Giuffre foi quem o ajudou a conseguir que sua guitarra soasse como um saxofone, além de complementar seus conhecimentos sobre composição e arranjo.

Ao final dos anos 50 seu nome já era associado a corrente musico-cultural denominada Avant-Garde. Nos anos 60 acompanhou Ella Fitzgerald em sua turnê na America do Sul e gravou com o saxofonista Sonny Rollins o que mais tarde seia considerado um grande clássico do Jazz: The Bridge.

Jim Hall tocou ainda com grandes nomes como Ornette Coleman, Bill Evans, Michael Petrucciani, Pat Matheny, Bill Frisel, Ron Carter, Dave Holland, Chet Baker e com o brasileiro Oscar Castro Néves.

Discografia selecionada

1960: Good Friday Blues: The MJT Plus Three (Pacific Jazz)

1972: Alone Together [live] (Milestone/OJC)


1975: Concierto (Columbia/Legacy)


1988: These Rooms (Denon)


1989: All Across the City (Concord Jazz)


1993: Something Special (Music Masters)


1995: Dialogues (Telarc)


2000: Grand Slam: Live at the Regattabar, Cambridge Massachusetts (Telarc)


2004: Magic Meeting (ArtistShare)


2005: Duologues (Cam Jazz)


No vídeo abaixo é possível conferir a genialidade de Jim Hall.





Citação do grande Jim Hall :

"Os guitarristas devem obrigar-se a ouvir alguma coisa e, em seguida, tocá-la, ao invés de apenas fazer o que está sob os seus dedos. Tentar tocar o mais fresco possível para não depender de padrões estabelecidos.

Quando eu pratico, eu amarro algumas das cordas com elásticos para forçar-me a olhar para a escala de maneira diferente. Por exemplo: Eu poderia tocar apenas nas cordas D e G, ou até mesmo nas cordas G e A. "

Frases ao estilo de Jim Hall










Descanse em paz Jim Hall !!!