11 de fev de 2014

Estudos sobre II V I

Quando o acorde de resolução é maior, o mais comum é que a progressão seja IIm7 V7 I7M (chamada de II- V-I maior, já que é originada do campo harmônico maior).

C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7b5
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7b5
Quando o acorde de resolução é menor, o mais comum é que a progressão seja IIm7b5 V7 Im7 (chamada de II V I menor, já que é originada do campo menor harmônico).

Am7M Bm7b5 C7M#5 Dm7 E7 F7M G#º
Im7M IIm7b5 III7M#5 IVm7 V7 VI7M VIIº
Ex. de II V I para cada acorde do campo harmônico maior.

C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7b5
Dm7 G7 Em7b5 A7 F#m7b5 B7 Gm7 C7 Am7 D7 Bm7b5 E7 Função Dominante G7/B
(3ª no baixo)
Isso não quer dizer que você nunca encontrará progressões IIm7 V7 Im7 ou IIm7b5 V7 I7M, mas as probabilidades são pequenas.

Escolha Modal / Soluções melódicas - Cada acorde “prefere” que seja tocada sobre ele determinada escala. A seguir veremos algumas dicas.

IIm7 ou Im7 - Acorde m7: A preferência é tocar frases do modo Dórico sobre este acorde, já que este modo não apresenta nota a ser evitada (avoid note), mas nada impede que sejam tocadas sobre este acorde frases dos modos Frígio, Eólio e até Dórico 7M (primeiro grau da menor melódica) gerando uma sonoridade “Outside”.

IIm7b5 - Acorde m7b5: A preferência é tocar sobre este acorde modo Lócrio 9 (6º grau da menor melódica) e frases do modo Dórico do mesmo campo do acorde m7b5. Ex.: Sobre Bm7b5 toque frases D Dórico.

V7 - Acorde M7: Para acordes dominantes são possíveis inúmeras opções, dependendo das tensões adicionadas ao acorde. O melhor sobre este acorde é tocar frases dos modos Alt7, Mixolídio 4#, Mixolídio 6b, DomDim e Hexafônica ).

I7M - Acorde M7M: A preferência é sempre tocar frases do modo Lídio sobre este acorde, já que este modo não apresenta nota a ser evitada (avoid note), mas nada impede que você utilize frases do modo Jônio. Para sonoridade “outside” utilize Lídio #5 e Lídio #9.

Licks Dm7 G7Alt C7M

IIm7 V7 I7M

Licks Dm7b5 G7Alt Cm7

IIm7b5 V7 Im7

Licks utilizando substituições e superposições de tétrades.

II V I using substitutions

Crie seus Licks (sempre associados aos acordes) e arquive-os por região.