24 de mai de 2014

John Coltrane - Um musico muito à frente de seu tempo - (Coltrane Changes e Frases Para Guitarra)

John Coltrane nasceu dia 23 de setembro de 1926 em Hamlet, cidade do condado de Richmond, Carolina do Norte, Estados Unidos. Trane, como era popularmente chamado, tocava sax tenor, soprano e ocasionalmente sax alto. É considerado um dos maiores músicos do século xx.


Histórico 

Coltrane teve forte influência de seu pai, que tocava vários instrumentos, que o levou a estudar trompa e clarinete. Enquanto estava na escola, as influências musicais de Coltrane foram Lester Young e Johnny Hodges, o que o fez mudar para saxofone alto. Ele continuou a sua formação musical na Filadélfia, no Granoff Studios e na Escola de Música de Ornstein. Durante a segunda guerra mundial foi chamado para o serviço militar, onde atuou na Banda da Marinha dos Estados Unidos no Havaí.

Coltrane na época em que serviu a marinha

Embora muito tímido, Coltrane foi um dos músicos mais relevantes e influentes da história do Jazz ao lado de nomes como Louis armstrong, Duke Ellington, Charlie Parker e Miles Davis. Sua trajetória musical é marcada por uma constante criatividade e em fases do Jazz posteriores ao Bee Bop como o Hard Bop, Jazz Modal e o Free Jazz. Tocou com grandes nomes como Dizzy Gillespie, Miles Davis, Art Taylor, Thelonious Monk, Count Basie, Paul Chambers, MCcoy Tinner, Jimmy Cobb entre outros.

Coltrane e Count Basie

Coltrane faleceu aos 40 anos de idade vítima de câncer no fígado, dia 17 de julho de 1967 no hospital Huntington, em Long Island, Nova Iorque.

Depois da morte de Coltrane, uma congregação chamada Yardbird Temple, em San Francisco, Califórnia, começou a adorá-lo como Deus encarnado. A congregação mais tarde se tornou afiliada da Igreja Ortodoxa Africana. Isto envolveu a mudança de status de Coltrane à partir de um Deus para um santo. A Igreja resultante, "St. John Coltrane African Orthodox Church" em San Francisco, é a única igreja ortodoxa Africana que incorpora a música de Coltrane e suas letras como orações em sua liturgia.

O The New York Times escreveu um artigo afirmando que a igreja de Coltrane não é um truque ou um forçado Night Club de fé etérea. "Sua mensagem de libertação através do som divino é bastante consistente com a própria experiência e mensagem de Coltrane ", diz o artigo que também comentou sobre o lugar de Coltrane no cânone da música norte-americana. "Em ambos os sentidos, implícito e explícito, Coltrane também funcionava como uma figura religiosa", conclui o artigo da New York Times.

Viciado em heroína na década de 1950, Coltrane contou ter ouvido a voz de Deus durante a sua retirada angustiante das drogas. Em 1966, quando perguntado por um reporter no Japão sobre o que ele esperava ser em cinco anos, Coltrane respondeu: " Um santo ".

St. John Coltrane

Legado

A influência que Coltrane teve na música abrange vários gêneros e músicos. A influência maciça de Coltrane no jazz começou durante sua vida e continuou a crescer após sua morte. Ele é uma das influências mais dominantes nos saxofonistas de jazz pós 1960 e inspirou toda uma geração de músicos de jazz (é meu musico favorito).

Em 1965, Coltrane foi introduzido no Down Beat Jazz Hall of Fame. Em 1972 seu disco "A Love Supreme" foi certificado disco de ouro pela RIAA por vender mais de meio milhão de cópias no Japão. Este álbum, assim como "My Favorite Things" foi certificado Disco de ouro nos Estados Unidos em 2001. Em 1982 foi premiado com um Grammy póstumo de "Melhor Jazz Solo Performance" no álbum "Bye Bye Blackbird" e em 1997 foi premiado com o Grammy "Lifetime Achievement Award". Em 2002 o estudioso Molefi Kete Asante afirmou que Coltrane é um dos 100 maiores afro-americanos.

Coltrane também foi agraciado com o Prêmio Pulitzer especial em 2007 citando a sua "improvisação magistral , musicalidade suprema e centralidade emblemática para a história de jazz " e introduzido no North Carolina Music Hall of Fame em 2009.

Uma antiga casa de Coltrane na Filadélfia, foi designada um marco histórico nacional em 1999. Sua última casa, no bairro de Dix Hills em Huntington, Nova York, onde residiu de 1964 até sua morte, foi adicionada ao registro nacional de lugares históricos em 29 de junho de 2007.

Casa de Coltrane na Filadélfia

Discografia

Coltrane gravou vários discos com inúmeros artistas da época, tanto como líder como sideman. Entre eles podemos destacar:

Coltrane (1957)
Blue Train (1957)
John Coltrane with the Red Garland Trio (1958)
Soultrane (1958)
Giant Steps (1960) (meu álbum favorito !!!)
Coltrane Jazz (1961)
My Favorite Things (1961)
Olé Coltrane  (1961)
Africa/Brass (1961)
Live! at the Village Vanguard (1962)
Coltrane (1962)
Ballads (1963)
John Coltrane and Johnny Hartman (1963)
Impressions (1963)
Duke Ellington & John Coltrane (1964)
Live at Birdland (1964)
Crescent (1964)
A Love Supreme (1965)
The John Coltrane Quartet Plays (1965)
Ascension (1966)
New Thing at Newport (live with Archie Shepp) (1966)
Kulu Sé Mama (1966)
Meditations (1966)
Expression (1967)

O mestre Coltrane em ação !



Coltrane Changes

 Consiste em um conjunto peculiar de acordes, que muitas vezes se movem em terças ascendentes (acompanhados do V7). A capacidade de reproduzir e improvisar sobre "Coltrane Changes" permanece até hoje como um dos padrões de referência pelo qual a habilidade de um músico é medida. 

Coltrane re-harmonizou alguns temas com esse tipo de progressão, ("Coltrane Changes") como em "Tune Up" criando assim o incrível tema "Countdown".  Dizem que Coltrane chegou  a essa concepção harmônica após o estudo aprofundado no livro "Thesaurus of scales and melodic patterns" de Nicholas Slonimsky.

Veja a os primeiros compassos de "Tune Up".


| Em7 | A7 | DMaj7 | % | 

Coltrane aplicou o ciclo de 3ªs ascendentes (precedidos pelo seu V7) à partir do primeiro grau (Dmaj7), mudando totalmente a harmonia.

à F# à Bb à D

| Em7 F7 | BbMaj7 C#7 | F#Maj7 A7 | DMaj7 |


O emblemático tema "Giant Steps" foi construído sobre o ciclo de 3ªs ascendentes:

B à G à Eb à B

Veja os 8 primeiros compassos.

| BMaj7 D7 | GMaj7 Bb#7 | EbMaj7 | Am7 D7 | 

| GMaj7 Bb7| EbMaj7 F#7 | BMaj7 | Fm7 Bb7 | etc...

Veremos à seguir frases sobre Giant Steps.


Faça o Download das frases em arquivo para Guitar Pro clicando aqui.

Para quem quiser ir mais além, deixo a transcrição do solo de Coltrane em Giant Steps.





Toque a progressão de acordes em diferentes regiões do braço da guitarra e crie suas próprias frases.

Bons estudos !!!