16 de mai de 2014

Quando guitarristas tocam juntos, redes de células nervosas são formadas entre os cérebros

Um recente estudo realizado no "Max Planck Institute for Human Development" na cidade de Berlim, Alemanha, revelou dados interessantes. Cientistas usaram eletrodos para traçar as ondas cerebrais de guitarristas tocando em dueto. Também observaram diferenças substanciais na atividade cerebral dos músicos, dependendo se os músicos estavam liderando ou seguindo seu companheiro.


Quando guitarristas tocam em dueto, a atividade de suas ondas cerebrais sincroniza. Os cientistas do Max Planck Institute já tinham descoberto isso em 2009 mas agora eles foram além, analisando a atividade cerebral de várias duplas de guitarristas executando a mesma peça musical com partes diferentes. O objetivo era descobrir se a sincronização das ondas cerebrais ocorriam quando dois guitarristas não estavam tocando exatamente as mesmas notas. 
A diferença entre o líder e o seguidor refletiu na atividade elétrica captada pelos eletrodos. No guitarrista que assumiu a liderança, a sincronização das ondas cerebrais medidas em um único eletrodo foi mais forte, antes mesmo da dupla começar a tocar. "Isso pode ser um reflexo da decisão do protagonista para começar a tocar", afirma Johanna Sänger, autora do estudo.

Os cientistas também analisaram a coerência entre os sinais de diferentes eletrodos ligados à cabeça das duplas e o resultado foi notável. Quando os músicos tinham que coordenar ativamente o que iam tocar, principalmente no início de uma sequência, os sinais dos eletrodos frontais e centrais foram claramente associados, não apenas dentro da cabeça de cada músico mas também entra as cabeças dos músicos.

Os dados da pesquisa indicam que as redes inter cerebrais conectam áreas de ambos cérebros que foram previamente associadas com a cognição social e a produção musical. Se espera que tais redes inter cerebrais possam ocorrer não apenas no desempenho musical.


"Assumimos que as ondas cerebrais de diferentes pessoas também se sincronizam quando coordenam mutuamente suas ações de diferentes maneiras, como por exemplo ao praticarem esporte ou quando se comunicam uns com os outros" diz Johanna Sänger.