24 de out de 2014

Regulagem Completa - Guitarra Stratocaster G&L Legacy USA

Por Luthier Paulo Ferraz

Nesta postagem demonstraremos o principais serviços feitos na regulagem de uma guitarra, que consiste em retificar os trastes, alinhamento geral de itens de mecânica, calibração de ponte, ajuste de tensor, ajuste de oitavas, ajuste do angulo de braço, ajuste e retrabalho do nut, entre outras coisas. A seguir veremos um pouco deste processo.

Na foto abaixo, retirando o braço para retifica dos trastes e posteriormente na remontagem acertar o angulo do braço, ajuste necessário para definir maciez e ação de cordas de um instrumento.


No próximo passo, protegendo as marcações de escala de possíveis arranhões.


O ajuste de tensor serve para calibrar a tensão do braço versus tensão das cordas versus variação de temperatura e umidade. No caso citado acima, para manter o braço em posição de trabalho (dependendo de como a guitarra irá trabalhar) será assim que o braço terá que estar no momento da retifica, não havendo uma regra pré estabelecida. Em seguida, ajustando o tensor para posição de retifica. 


Advertência: svocê não tiver prática e pretende fazer essa atividade, recomendo que faça primeiro com braço o mais reto possível, ou procure o auxílio de um luthier com experiência.

Logo abaixo, executando o alinhamento dos trastes manualmente através de um modelo envolto por lixas de numerações variadas, que iram desgastar os trastes de acordo com a necessidades de alinhamento e abrasividade por desgaste ou resistência do material do mesmo. Este serviço é imprescindível para o bom funcionamento do instrumento.


Em seguida, aplicação de limas especificas para esses fins que iram garantir que os trastes voltem a sua forma de trabalho, executando a menor relação de atrito possível com as cordas, melhorando assim a relação sinal-ruido observada em instrumentos com trastes.




Após todos os processos de retifica, os trastes são polidos em politriz de bancada garantindo um excelente especto, deixando apenas o atrito necessário para uma melhor performance do instrumento, escala limpa, desmineralizada, desengordurada e hidratada com óleo de linhaça. A hidratação da escala também mantem a escala de forma mais equilibrada em relação a umidade relativa do ambiente em que se encontra. Veja na foto abaixo.


Retrabalho do nut - Tem como objetivo minimizar a relação de trabalho e atrito do mesmo com as cordas, facilitando assim a ação do tremolo e na prática de correção periódica de afinação. Ainda hoje não é muito comum a pratica de retrabalho em nuts em oficinas de luthieria. Este tipo de serviço é encontrado apenas em oficinas especializadas em set-up e customização de instrumentos de cordas.




 Em seguida é feito o ajuste da altura das cordas em relação ao primeiro traste, trabalho que será executado apos definições de parâmetros de variação de pressão exercida sobre as cordas pelo músico, variação de temperatura e principalmente o ajuste considerando a não deformação da afinação de cordas presas e soltas.



Após mais alguns processos como ajuste de oitavas e altura dos captadores, (que trataremos em outras postagens) a guitarra pronta, montada com cordas e entonada para ser entregue ao amigo cliente Vitor Daniel do blog "Guitarra Inteligente", parceiro a mais de 10 anos da Luthieria Paulo Ferraz.


Dúvidas e mais informações sobre meus trabalhos entrem em contato comigo pela pagina da Luthieria Paulo Ferraz no Facebook.


Até a próxima !!!