8 de jan de 2015

Aproximações Cromáticas - Idéias

Este é um tema extremamente extenso, mas veremos nesta lição algumas das abordagens mais comuns para o "preenchimento das lacunas" entre mudanças de acordes.

Uma nota de aproximação cromática normalmente é “de fora” da escala prevalecente ou harmonia, mas isso não é uma regra, já que pode ser qualquer nota que aproxime por ½ tom para uma nota alvo.

Veremos sugestões de aproximações cromáticas. Os números correspondem aos dedos e notas em vermelho são as notas alvo.   


  • 1 2
  • 2 1
  • 1 2 3
  • 3 2 1
  • 3 1 2
  • 1 3 2
  • 1 4 3 2
  • 4 1 2 3
  • 4 3 1 2
  • 1 2 4 3
  • 4 1 3 1 2
  • 1 2 4 3 2
  •  4 / 4 1 2 3
  •  1 / 1 4 3 2

( / slide para a próxima nota, mas utilizando o mesmo dedo).

Sem dúvidas este é um dos conceitos mais importantes do Jazz. Veremos à seguir alguns exemplos de frases utilizando aproximações cromáticas.

Ex. 1


No exemplo acima, temos a nota A#, que não faz parte do acorde de Dm7, mas faz a aproximação para a nota B, terça maior do acorde de G7.

Ex. 2


No segundo exemplo, o primeiro compasso é igual ao do exemplo 1, mas no compasso seguinte temos mais uma nota de aproximação, neste caso a nota G#, aproximando para a nota G (5ªJ do acorde de C7M).

Ex. 3


No terceiro exemplo temos duas notas de aproximação (“de fora” da escala do acorde em questão) em cada compasso mas repare que na última nota do segundo compasso temos uma situação de aproximação utilizando uma nota da própria escala/acorde, passando da 5ª aumentada de G7 para a 3ª maior de C.

Ex. 4


Acima, mais um exemplo de fraseado com aproximações cromáticas. Tente explorar ao máximo as possibilidades.

Bons estudos !