2 de mar de 2015

Guitar Rig - Como gravar sobre Backing Tracks e harmonias próprias de maneira simples e prática

Olá amigos guitarristas ! 

Veremos à seguir como gravar de maneira prática e simples com o Guitar Rig 5. As vantagens são que você pode escolher uma infinidade de timbres e gravar até quatro guitarras em uma musica.

Antes de começar você precisará:

• 1 interface "Guitar Link", para conetar a guitarra ao computador. O preço pode variar entre 50 (genérico) e 250 Reais.


• Guitar Rig 5 ou 4 instalado no computador.

• ASIO4ALL: Este é um driver para a placa de som do computador. O que ele faz é controlar a entrada de guitarra e latência no Guitar Rig. É um software gratuito que você pode encontrar na web.

• 1 cabo P10 para conectar a guitarra na interface (Guitar Link) .

• 1 adaptador P10 para P2 para ligar o fone de ouvido ou outro cabo P10 para ligar a saída da interface em um amplificador.

Gravando com o Guitar Rig

A PRE-Tapedeck, é o lugar onde você abrirá o backing track que deseja gravar sobre. Aperte "Open" e abra o arquivo. No Pre-Tapedeck, deixe a chave "Play" na posição "AT Output", caso contrário (AT Input) o backing track tocará com o efeito que estiver ativado no seu Rack.


No POST-Tapedeck, existem duas opções. Se o SYNC-OFF é selecionado, o que acontece é que os controles para reproduzir, parar, pausar, etc em ambos TAPEDECKS (PRE e POST), serão independentes. Se o SYNC-ON for selecionado, os controles acima mencionados serão dependentes uns dos outros, ou seja: Se você clicar no play no POST-Tapedeck, acionará o play no PRE-Tapedeck simultaneamente e vice-versa.


Iniciando a gravação

Para gravar, clique no primeiro botão da esquerda para direita na parte inferior (NEW) no POST-Tapedeck. O círculo vermelho (REC) ficará apertado indicando que está pronto para gravar. Quando estiver pronto, clique no PLAY e inicie a gravação até que você dê STOP. Deixe ligado o "SYNC-DECKS" para sincronizar o início do bracking track com a gravação.

Gravando harmonias (bases) de suas musicas e solos encima

Para gravar suas próprias harmonias ("bases") utilize o PÓS-Tapedeck. Deixe desativado o SYNC-DECKS, aperte o REC para iniciar a gravação. Em caso de erro, aperte o STOP e o botão NEW (primeiro da esquerda para a direita na parte inferior) e em seguida aperte o PLAY para recomeçar a gravação.

Para gravar sobre a harmonia recém gravada, aperte o botão TRANSFER, para transferir a gravação do POST-Tapedeck (gravação) para o PRE-Tapedeck (onde tocará backing track). No POST-Tapedeck, e aperte o botão NEW, ative o SYNC-DECKS e aperte o PLAY. Começará a tocar o PRE-Tapedeck e a gravação sobre o PRE-Tapedeck no POST-Tapedeck.

O que significa que o botão é o arquivo que você gravou automaticamente transferidas para a pré-Tapedeck, os passos são repetidos para gravar e assim por diante até que você tenha todas as guitarras desejados.

A seguir deixo uma gravação que fiz utilizando os tapedecks do Guitar Rig.


Espero poder ajudado. Em caso de dúvidas deixe seu comentário. Abraços e até a próxima !